quarta-feira, 28 de abril de 2010

Artistas alagoanos participam de pré-conferência nacional

Da Editoria de Cultura (O Jornal - 5 de março de 2010)

Artistas de todo o Brasil vêm se reunindo para discutir e pensar a cultura do País. O palco para esse debate são as Pré-Conferências Setoriais de Cultura, onde representantes de diversas áreas artísticas – selecionados em vários estados do País – assumem o papel de porta-vozes dos anseios, propostas e projetos das áreas em que atuam com vistas à II Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 11 a 14 deste mês, em Brasília. E Alagoas está presente a essas discussões com delegados culturais de algumas das 19 áreas técnico-artísticas e de patrimônio com assento no plenário do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) envolvidas no processo.

O evento – organizado pelo Ministério da Cultura - foi aberto em fevereiro com as Pré-Conferências Setoriais Afro-Brasileira, Arquivo, Design, Museus e Audiovisual, com o Estado marcando presença nestas duas últimas categorias. Mais uma vez será dada voz a Alagoas, deste domingo até o próximo dia 9, na capital federal, nas áreas de Artes Visuais, Culturas Indígenas, Culturas Populares e Literatura, Livro e Leitura. Durante esse período, também serão realizadas as setoriais de Arte Digital, Arquitetura, Artesanato, Circo, Dança, Música, Moda, Teatro, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, com delegações de outros estados.

De acordo com o Conselho Nacional de Política Cultural, as Pré-Conferências Setoriais de Cultura não encerram o conteúdo de discussões das áreas artísticas-culturais e patrimoniais brasileiras, mas sim são um estímulo para debate e formulação das estratégias a serem encaminhadas às políticas públicas de cultura específica de cada um dos segmentos envolvidos. Durante o debate, também estão sendo aprovadas as propostas prioritárias dentro das temáticas do evento - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura - para serem apresentadas na plenária da II Conferência Nacional de Cultura.

Membro do CNPC, Fabiano Lima ressalta o caráter mobilizador e reflexivo do evento para a cultura brasileira e a importância para os artistas de serem escolhidos delegados dos seus estados, representando as áreas artísticas envolvidas no processo. “Além de ser uma forma de interação dos diversos projetos e perspectivas das áreas artísticas- culturais de todo o Brasil, nas Pré-Conferências de Cultura também estão sendo eleitos os delegados – dez por cada área artística em todo o Brasil, sendo dois de cada uma das cinco regiões do País – que irão participar da II Conferência Nacional de Cultura”, destacou, explicando que a seleção dos delegados culturais para compor o quadro de participação nas pré-conferências foi feita por meio de conferências e assembleias estaduais ou da análise de currículo, com a exigência de atuação dos artistas nas áreas em que foram inscritos.

Delegadas por Alagoas da setorial de Artes Visuais, a jornalista Kelly Baêta e a artista visual Viviani Duarte enfatizam a oportunidade da representação do Estado nessas discussões, estreitando os laços com artistas de todo o País e fazendo jus à política cultural nacional que vem sendo desenvolvida com propostas a serem levadas à plenária. “É importante que esses representantes se conscientizem da responsabilidade de, a partir desse evento, ser iniciado um plano governamental que dê respaldos à área cultural. É uma oportunidade de debate, de exposição dos anseios e ideias da classe artística e cultural, estabelecendo um diálogo mais próximo entre as esferas pública, privada e civil, acabando com a visão da classe empresarial de que arte e cultura funcionam apenas como entretenimento, mas sim como algo concreto”, afirmam as artistas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Querido visitante, seu comentário será publicado assim que Kelly Baeta aprová-lo. Obrigada.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial