quarta-feira, 28 de abril de 2010

Poesia para todos

Kelly Baêta - Alagoas em Tempo Real

Para muitos, definir o que é poesia, não é tarefa fácil. Escrever uma, menos ainda. Mas recitá-la é um prazer. Refletindo desta maneira, é possível entender porque o projeto Papel no Varal completa um ano de sucesso espalhando poesia por todos os cantos de Maceió, numa intervenção urbana, amanhã, dia 25.

De acordo com o professor universitário e curador do projeto Ricardo Cabús, o grande diferencial desse momento, está na divulgação dos autores alagoanos. Ainda dá tempo de participar da iniciativa, basta contatar a equipe do projeto no email: papelnovaral@gmail.com. Até agora, 20 kg de sisal já foram pendurados com poesias nos espaços urbanos da cidade.

“Atores, declamadores e convidados especiais estarão espalhados em diferentes pontos, entre escolas, livrarias, repartições e etc para recitar poesias e interagir com o público”, informou Ricardo.

Para o futuro, o curador adianta que pretende criar outros formatos de projetos culturais, mas ainda não tem nada definido, apenas uma proposta de um talkshow intitulado do “Dito ao Lúdico”, com poesias e música.

Sarau Festivo

A próxima etapa da jornada poética será realizada no Orákulo Chopperia, no bairro de Jaraguá, dia 16 de maio, às 17hs. Serão pendurados 100 poemas, no já tradicional varal de sisal - marca registrada do projeto.

Haverá a participação de músicos, atores e declamadores interagindo com o público, intercalando músicas e performances. O evento contempla também, a exposição fotográfica ‘Memória Suspensa’, de Alice Jardim.

Formação de leitores

O professor Universitário, Ricardo Cabús ressalta que a importância do projeto Papel no Varal está na criação de um público leitor. “Através dos momentos de descontração e interação dos encontros entre as pessoas de variadas gerações, nas noites do Papel no Varal, temos levado a linguagem poética para o seu dia a dia”, diz.

O projeto teve início em março do ano passado, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia, no ar na rádio Educativa, FM, 107.7MHz. “A metodologia utilizada é simples, cem poemas são pendurados no varal de sisal e são lidos por quaisquer dos participantes.

Desde 29 de abril de 2009 (data do primeiro sarau) já foram realizados 13 eventos em diversos bares, livrarias e espaços culturais de Maceió, informa Ricardo.

http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=cultura&cod=2925

0 Comentários:

Postar um comentário

Querido visitante, seu comentário será publicado assim que Kelly Baeta aprová-lo. Obrigada.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial